Trata-se de uma aldeia histórica que foi abandonada após a fundação de Carrazeda de Ansiães. A sinalização da estrada (depois de várias voltas para a achar) é parca e apenas indica "castelo". À entrada é visível que foi feita alguma intervenção com a construção de um edifício moderno, mas depressa nos apercebemos que ficou por aí.
Junto a essa mesma construção existe uma igreja românica (de S. João Baptista), sem telhado mas conservando a traça. Em frente a esta estão escavadas na rocha 3 sepulturas medievais em bom estado e outras duas já desfeitas. Como se vê na foto tratam-se de duas maiores (adultos?) e uma mais pequena (criança?). Todas elas foram escavadas com os pés para o leste e cabeça para oeste, como era costume de então, já que se cria que a alma ao renascer deveria estar voltada para o sol nascente. Provavelmente serão da época medieval e estariam cobertas, com certeza, pesadas lajes de cobertura.
O caminho para a porta do castelo faz-se em paralelo com um excerto de uma calçada romana (200 m.) que culmina na porta das muralhas. O interior (a cidadela do castelo) é riquíssima em vestígios de habitações ou outras estruturas cujos restos de paredes ainda são visíveis apesar da mata abundante.
Uns poucos metros acima e já junto à entrada para o castelo propriamente dito encontrámos a Ig.ª de S. Salvador de Ansiães:
Um magnífico exemplar da arquitectura românica do séc. XIII em Portugal e em bom estado de conservação (comparativamente a outras da mesma altura). O interior está repleto de estelas funerárias celtas e visigóticas que ali jazem longe do olhar do público.




A vista da porta principal a meio caminho da subida.
No topo nada mais que a contemplação da paisagem e a brisa (que parecia) fresca vinda de leste e mais alguns minutos de adivinhação das ruínas que existiam em redor.
Apreciação final:
Estado de conservação/limpeza: Mau
Acessos/sinalização: Maus
Estado dos monumentos: Médio
Ver mapa maior
1 comentário:
como qualquer outro património nacional, está em avançado estado de degradação e ruína.... o k é mto triste, mas... teremos smp a magia dos gafanhotos para relembrar
jks
^_^
Enviar um comentário