quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Livros!

Livros...hum...podia dizer: "eu gosto muito de ler" mas não vou por aí.

Infelizmente não dedico tanto tempo a esta actividade como deveria, mas posso sempre escrever sobre aqueles (poucos) livros que já li.


Os templários na formação de Portugal - Paulo Alexandre Loução, Edição Ésquilo

Motivado pela curiosidade sobre a formação do nosso país e aquilo que esteve por detrás das primeiras dinastias e da própria delimitação das fronteiras do país, interessei-me bastante pelas obras deste autor. Neste e em outros livros o autor procurou dar a conhecer alguns factos escondidos ou esquecidos da formação da nacionalidade que não se aprendem nas aulas de história. O mais importante que aprendi foi que este Portugal que hoje conhecemos não foi uma coincidência de lutas entre tribos de batalhas com castelhanos e mouros, foi sim um projecto delineado muito cedo e executado ao longo de várias dinastias que culminou nas Descobertas. Ao lado da coroa esteve sempre uma ordem de monges-guerreiros (ordem do Templo ou dos Templários) que, através de conselhos ou de ajuda prática, acompanhou a formação de Portugal como reino e estado independente.

Outro aspecto que me fascinou nesta obra foi a procura pelo esotérico e espiritual naquele projecto e a influência que aquilo que não se vê pode ter tido na formação de Portugal.

Depois de ler fiquei a gostar mais do meu país e a dar mais valor a alguns dos nossos reis, cuja impressão não era muito boa por causa do D. Duarte...

Sem comentários: